Memorial Artur Ziviani

Em toda sua trajetória, ficou como marca registrada a presença do seu sorriso, da saudação alegre ao encontrar um conhecido, das discussões acadêmicas e das inúmeras histórias – acadêmicas ou pessoais – contadas sempre com detalhes e entusiasmo!

O Prof. Artur Ziviani foi um visionário na área de computação aplicada à saúde. No período de 2009 a 2014, Artur foi o Vice-Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC), tendo sido o Instituto mais bem avaliado pelo CNPq em áreas estratégicas. Em 2007 apoiou a instituição na Sociedade Brasileira de Computação (SBC) da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) e ajudou na elaboração do regimento da comissão. Naquele momento, seu papel, junto com os demais pesquisadores que tiveram a iniciativa, foi crucial no sentido de articular com outras sociedades e com outras comissões da SBC a aprovação de CE-CAS. Desde então não parou e teve uma participação ativa nas atividades da CE-CAS. Foi coordenador do comitê de programa do VIII Workshop de Informática Médica (WIM2008), principal evento científico do CE-CAS, naquela época ainda realizado como evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Foi coordenador geral do IX Workshop de Informática Médica (WIM2009) que ocorreu em Bento Gonçalves novamente como evento satélite do CSBC. No X Workshop de Informática Médica (WIM 2010), Artur foi keynote speaker, apresentando as experiências e pesquisas realizadas no INCT-MACC. Foi vice-coordenador da CE-CAS no período de 2009 a 2011 e coordenador da CE-CAS no período de 2011 a 2013. Em sua gestão colocou todos os anais dos WIMs anteriores no BDBComp. Foi um dos responsáveis pela criação da Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ER-CAS), tendo apoiado e colaborado na primeira edição que aconteceu em São Paulo. Foi um dos apoiadores para que o WIM se tornasse um evento maior (SBCAS) e fosse realizado independente do CSBC. Em 2014 auxiliou no acordo de cooperação entre a SBC e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) com o objetivo de mútua cooperação para o desenvolvimento da Área de Informática em Saúde no Brasil. Em 2015 foi convidado para ser editor da edição de Computação Aplicada à Saúde da Revista Computação Brasil reunindo artigos de autores relevantes da área. Na primeira edição independente do CSBC, em 2019, agora com o nome de Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS 2019), atuou como coordenador do comitê de programa, sendo o momento que ele retorna como membro do Comitê Gestor da CE-CAS. Como dito, Artur Ziviani teve uma atuação relevante na área de Informática em Saúde, tendo sido convidado a ser um dos painelistas na última edição do CBIS (Congresso Brasileiro de Informática em Saúde), evento científico bianual da SBIS e que aconteceu de forma virtual no ano de 2020.

Nos últimos anos, Artur e colaboradores contribuíram significativamente na área de Ciência de Dados aplicada à Saúde Digital. Nesse contexto, fez-se o uso de métodos de análise de redes complexas para modelar e analisar sistemas de saúde, tendo por base as trajetórias dos pacientes por eventos de saúde. Essa abordagem possibilitou a melhor compreensão do fluxo dos pacientes e demanda dinâmica sobre as estruturas de serviços que permitem otimizar a alocação dos recursos, a predição do uso dos serviços e consequentemente a melhoria no serviço de saúde ofertada à população. No âmbito específico de Saúde da Mulher, um exemplo de alta relevância do ponto de vista social é a análise da trajetória de gestantes a partir de dados de atendimentos do SUS que permite encontrar padrões de procedimentos e diagnósticos realizados nas gestantes e com isso poder provavelmente fazer predições em relação a gravidez de risco. Esse trabalho foi divulgado na edição especial da Communications of the ACM, publicada em 2020 e dedicada a pesquisas relevantes que vem sendo realizadas na América Latina.

A Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS), da qual Artur Ziviani era membro do Comitê Gestor, promove anualmente o evento Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). Em decisão unânime da CE-CAS o “Concurso de Teses e Dissertações” mudou de nome e passou a se chamar “Prêmio Artur Ziviani de Teses e Dissertações”. Além dessa homenagem ficou decidido pela permanência (in memoriam) do nome do Artur no comitê Gestor da CE-CAS. Dessa forma a Comissão pretende, não só homenagear, mas também manter viva a memória de Artur Ziviani que sempre foi um membro ativo na Comissão, participando com suas ideias, conhecimentos e simpatia.

Outras Homenagens

http://www.abc.org.br/2021/03/24/nota-de-falecimento-artur-ziviani/ (em português)

https://www.lncc.br/noticia/Tributo_ao_professor_e_pesquisador_Artur_Ziviani/1692 (em inglês)